Os segredos do marketing de conteúdo para assegurar um bom relacionamento com os seus clientes

Como conquistar a confiança das pessoas que estão na internet à procura de soluções para seus problemas? Este artigo vai mostrar os principais segredos do marketing de conteúdo para assegurar um bom relacionamento com seus clientes e como a estratégia pode ser eficaz para isso.

O que é marketing de conteúdo?

Para entender o conceito do marketing de conteúdo, é importante conhecer o inbound marketing. Ele está relacionado com a criação de experiências ricas e valiosas que tenham impacto positivo para os outros e para o seu negócio. Com essa metodologia, você tem a possibilidade de atrair, engajar e encantar pessoas e, dessa forma, desenvolver conteúdo que agregue valor e crie confiança.

Mas como se faz isso? Para atrair clientes em potencial ou pessoas curiosas para seu site, blog ou página em redes sociais, você cria um conteúdo relevante e útil, de tal forma que isso (seja com vídeos, textos, infográficos, e-books ou qualquer outro tipo de material) capture o interesse delas. No entanto, é essencial que isso seja feito de maneira interruptiva ou sem imposição.

Assim, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do inbound para criar esse relacionamento com o público-alvo, fazer crescer seu alcance entre potenciais clientes e fidelizar ainda mais aqueles que já consomem seu produto. Com isso, você atrai pessoas e cria valor para elas na perspectiva de gerar uma avaliação positiva em relação à sua marca.

O marketing de conteúdo para um bom relacionamento com clientes

Como o marketing de conteúdo assegura esse bom relacionamento com clientes? Não é segredo que a internet, especialmente o Google e outros motores de busca, tornou-se a principal ferramenta de pesquisa do público em geral, seja para questões extremamente específicas, ou para resolver problemas do tipo “como fazer”.

Dentro desse mecanismo, o marketing de conteúdo se torna uma estratégia poderosa em favor de sua marca. Quando você cria textos em seu blog, vídeos para divulgação no YouTube ou redes sociais, infográficos detalhados ou e-books sobre determinado tema, você tem maior possibilidade de atrair pessoas que buscam informação na internet.

Ao oferecer esse conteúdo que ajuda pessoas, a estratégia tende a gerar uma percepção positiva sobre sua marca. Afinal, quem não se lembra daquela pessoa que te ajudou em um momento de dúvida? Dessa forma, cria-se um engajamento com clientes e torna sua audiência mais seletiva.

Quanto mais conteúdo bem produzido e rico sua empresa produz, maiores as chances de sua página ser encontrada pelas pessoas. Dentro dessa lógica, ela pode se tornar uma referência na área, fazendo com que sua marca seja sinônimo de confiança e qualidade e, consequentemente, leve seus clientes a consumir seu produto.

Os segredos para assegurar um bom relacionamento com seus clientes

Para ter um bom relacionamento com seus clientes a partir do marketing de conteúdo, é necessário seguir alguns passos fundamentais dessa estratégia:

 

  • Entenda qual é seu público, quais são as suas necessidades e qual a melhor maneira de se comunicar com ele, desde a escolha da linguagem até os formatos ideais (texto, vídeo, e-book);
  • Mais do que identificar problemas, apresente soluções para seus clientes. Se possível, que você seja a principal marca que vai oferecer esse apoio;
  • Crie estratégias para captar aquelas pessoas que ainda estão em dúvida (e-mail marketing, Remarketing, entre outros).